
A demonstração que o saber não está relacionado entre as redes privada e pública
Dois alunos da Escola Estadual Doutor João Eugênio De Almeida chegaram à etapa regional da Gincana do Saber, competição promovida pelas Escolas do Legislativo das Câmaras Municipais, com o objetivo de levar a educação cidadã para os estudantes do Ensino Fundamental II.
Miguel Barros e Samuel César, representando Poços de Caldas, estiveram no município de Campanha, no dia 19 de novembro. Após rodadas intensas e acirradas, inclusive com o famoso “mata-mata”, ficaram em 4º lugar. Foi a primeira vez que alunos da Escola João Eugênio, que participa da Gincana desde 2023, chegaram à final da etapa municipal e passaram para a regional.
A professora Cíntia Terezinha Lemes, que acompanhou os alunos, salientou que “a Gincana do Saber é importante não apenas para aprofundar o conhecimento sobre a Constituição, mas também para ensinar aos estudantes seus direitos e deveres e como o sistema constitucional funciona no cotidiano”. Para a professora, ver a dupla chegar à etapa regional foi motivo de grande alegria, “pois demonstra o quanto a participação amplia a visão de mundo dos alunos e o quanto eles se dedicaram”.
Cíntia acrescentou que a presença de Miguel e Samuel na final também reforça seu orgulho na educação pública. “A demonstração que o saber não está relacionado entre as redes privada e pública, pois alunos de rede pública e da periferia chegaram a uma final e também à regional, comprova que vale a pena acreditar na escola pública”, disse.
Samuel destacou que representar Poços em outra cidade foi uma honra. “Eu nem imaginava que tal coisa ia acontecer comigo, porque eu nem imaginava que eu ia ganhar a etapa municipal da Gincana do Saber. Acabou que deu certo, meus amigos começaram a comemorar com a gente na escola e foi demais, uma experiência única vivida”, relatou.
As primeiras colocações da Gincana Regional ficaram com as cidades de Pouso Alegre (1º lugar), São Sebastião do Paraíso (2º lugar) e Extrema (3º lugar).